Trem de ferro

Jornada de trem através do Sahara

O lendário trem de minério de ferro da Mauritânia não é apenas um meio de transporte; é um rito de passagem para aventureiros. É sujo, frio e perigoso, mas é também lindo, inspirador e inesquecível.

Com quase 3Km de extensão e mais de 200 vagões, o trem transporta minério de ferro pelo deserto do Saara, sendo um dos mais longos e pesados do mundo.
Curiosidade: As rodas usadas no trem foram fabricadas no Brasil.

 

Fica a dica:

Infelizmente, muitos viajantes vão à Mauritânia apenas com a intenção de pegar carona no trem. Embora essa seja, de fato, uma experiência única, reduzir a viagem a esse único momento é um desperdício. A Mauritânia tem muito mais a oferecer — paisagens lindas e uma hospitalidade que merece ser conhecida sem pressa.

*Importante update:

Em maio de 2024, a empresa estatal SNIM (Société Nationale Industrielle et Minière), que opera a ferrovia, emitiu uma declaração proibindo que pessoas viajem sobre os vagões de minério, após incidentes envolvendo turistas.

Trem partindo de Choum

Caso a viagem seja feita de Choum a Nouadhibou (minha recomendação), a duração será de no mínimo 12 horas. Para que tudo transcorra com tranquilidade e facilidade, eu tenho uma simples recomendação. Procure o Sidi Ahmed do Albergue de Choum. Ele vai cuidar para que você chegue até os trilhos e se esconda da polícia, sem a necessidade de ficar horas esperando. Há um valor a ser pago por esse serviço. Pessoalmente, achei o preço cobrado por ele razoável e tive uma experiência muito positiva. Como agora é ilegal viajar no trem, Sidi Ahmed corre um risco considerável ao ajudar os turistas — muitas vezes chegando a esperar junto a eles durante toda a noite, já que os horários são totalmente imprevisíveis. No entanto, se você não se sentir confortável com o valor, é possível tentar por conta própria. Só evite circular muito pela cidade, principalmente durante o dia, pois policiais costumam abordar turistas.
Sidi Ahmed me disse que eu era a primeira brasileira a me hospedar com ele, e espero que eu não seja a última. Caso queira o seu contato atual, nao hesite em me contactar.

Trem partindo de Zouerat

O percurso também pode ser feito de Zouerat, contudo, a viagem será bem mais longa. Pegue um táxi até a parada de trem de Fderik. Quando vir o trem se aproximar, verifique se não há policiais no entorno e entre assim que ele parar. Fique escondido até que ele comece a se mover. Ao chegar em Choum se esconda novamente.

 

Como se preparar

A quantidade de água e comida que precisa levar vai depender muito de onde voce vai pegar o trem e do horário. Eu tive a sorte de viajar das 19h às 7h e pude assistir tanto ao pôr, quanto ao nascer do sol. Como nao viajei sob o sol, não senti sede, e por não estar nem um pouco a fim de fazer xixi num trem de minério de ferro em movimento, decidi nao beber nada de água, apesar de ter levado 3 litros. Por falar nisso, o que é feito caso precise fazer xixi: eleja um cantinho do vagão para ser a área designada do número 1. Só não cometa o erro de designar o cantinho da sombra pois se o sol chegar voce não vai ter aonde se esconder…

Com relação à comida, eu não precisava ter comido nada, mas como tinha levado, acabei comendo uma banana e um bolinho. Aliás, banana é uma ótima escolha pois é de facil manejo. Lembre-se de que suas mãos estarão sujas de minério de ferro, então prefira alimentos que não precise encostar.

Mesmo tendo levado um cobertor e estar vestindo um casaco de inverno, senti frio entre 4h e 6h da manhã. Recomendo levar um saco de dormir, especialmente se você for sensível ao frio.

Por fim, embrulhe seus eletrônicos em sacos plásticos para protegê-los da poeira do minério — ela se infiltra em quase tudo.