Polignano a Mare

Em Polignano a Mare, imponentes falésias de calcário despencam abruptamente sobre o mar Adriático, formando uma enseada de águas azul-turquesa. As casas, suspensas nas bordas das falésias, parecem desafiar a gravidade, oferecendo vistas espetaculares e inesquecíveis. O centro histórico é adornado por maravilhosas casas de distribuídas ao longo de ruas estreitas e terraços com vista para o mar. Desde 2008, Polignano a Mare ostenta a Bandeira Azul, um reconhecimento internacional concedido às praias com águas limpas, cristalinas e bem preservadas.

Praias

  • A praia mais conhecida é a de  Lama Monachile, também conhecida como Cala Porto por ter sido um antigo porto comercial da época romana. Para chegar ate lá você vai atravessar a ponte Bourbon, construída na década de 1830, com 15 metros de altura e ainda acessível.  A praia Lama Monachile está localizada bem no centro da cidade e é impossível não vê-la, e justamente por isso ela fica lotada no auge do verão. Possui um fundo rochoso e rapidamente profundo. A competição internacional do Red Bull Cliff Diving é realizada nessa mesma praia, é a mais importante do mergulho em altura. Os atletas mergulham de uma plataforma em uma varanda com mais vinte metros de altura (27 para homens, 21 para mulheres). Em apenas 3 segundos, e a cerca de 85 km/h, eles realizam malabarismos espetaculares antes de cair na água.
  • Mas a praia que eu mais gostei foi a de Grottone. Fica aqui ,um pouco depois da estátua de Domenico Modugno. De lá, você tem uma vista incrivel de Polignano a Mare. Além disso a praia é gratuita, e tem uma piscina natural que faz com que a paisagem fique ainda mais dramática.

Dicas para visitar Polignano a Mare:

  • Repare nas  poesias escritas nas paredes do centro histórico de Polignano.

  • Tem muito comida boa. O sanduíche de polvo com azeite e limão é interessante pra ser provado ao menos uma vez. Os famosos panzerotti da Puglia são deliciosos. Para quem quer saborear a culinária típica sem gastar muito, recomendo La Rotellina

  • Um passeio de barco é a melhor forma de explorar a costa e descobrir grutas e cavernas acessíveis apenas pelo mar. Pesquisei bastante e recomendo esse tour de barco em Polignano; passeio de barco nas cavernas* por três motivos principais, 1) a excursão é em catamarã ecológico, com menos emissões; 2) esse passeio dura 2 horas enquanto os outros duram 1 hora e meia; 3) o mais econômico. *Este é um link de afiliados. Isso significa que, se você fizer uma reserva ou compra através dele, eu posso ganhar uma pequena comissão — sem custo extra pra você. Isso ajuda a manter o blog no ar e cheio de super dicas!

Curiosidades de Polignano a Mare: 

  • É a cidade natal de Domenico Modugno, cantor de “Volare” — tem uma estátua em sua homenagem aqui.

  • Muitos reconhecem Polignano das famosas competições de salto das falésias do Red Bull Cliff Diving.

 

E aí, bora colocar esse penhasco maravilhoso na sua bucket lista?

Como chegar em Polignano a Mare?

  • De avião: Chegue por Bari, o aeroporto mais próximo.

  • De trem: A cidade está bem conectada pela linha ferroviária regional.

  • De carro: Alugar um carro é ideal se você quiser explorar outras joias da Puglia como Alberobello, Ostuni e Monopoli, contudo em Polignano a Mare você não precisa de carro, na verdade é melhor ir sem carro. 

Quando visitar Polignano a Mare? Aqui