Ostuni
🏛️ Conhecida como La Città Bianca (A Cidade Branca), por causa de suas casas caiadas que refletem o sol com uma intensidade quase mágica. É difícil não se encantar com esta joia situada na zona rural da provincia de Brindisi, cercada por olivais e vinhedos. Ostuni é uma cidade histórica e fortificada no topo de uma colina que você PRECISA visitar durante sua estadia na Puglia.
🕰️ Um pouco da história
Ostuni tem raízes antigas. Acredita-se que tenha sido ocupada desde o período pré-histórico, mas foi sob domínio grego e, mais tarde, romano, que ganhou importância. Durante a Idade Média, a cidade foi fortificada e tornou-se um refúgio seguro contra invasões sarracenas — o que explica seu posicionamento elevado e o traçado defensivo.
O branco das casas, dizem, começou a ser usado por razões práticas: a cal ajudava a refletir o calor intenso do verão e, mais tarde, durante a peste, acreditava-se que ajudava a purificar o ambiente. O resultado é um conjunto urbano visualmente deslumbrante.
🫶 Vale a pena conhecer Ostuni?
A famosa “Città Bianca” é um passeio imperdível em qualquer viagem à Puglia. Ostuni tem uma arquitetura única, uma história incrível e ótimas opções gastronômicas. Ostuni também oferece uma base incrível para explorar a região, com o aeroportode Brindisi, vilas e praias a uma curta distância de carro.
👀 Quanto tempo devo ficar em Ostuni?
Na cidade em si, um ou dois dias são suficientes para conhecê-la. Mas, se usá-la como base, você pode aproveitar uma semana em Ostuni explorando a região.
🚕 Estacionamento em Ostuni
Estacionar em vilarejos italianos costuma ser estressante, então aqui vão algumas dicas: a primeira é ficar atento às ZTLs, as zonas do centro histórico fechadas para visitantes de carro. Você não tem como não vê-las (ou pode não notar se não prestar atenção). A de Ostuni é bem clara e você precisará estacionar fora do centro histórico. Se você estiver hospedado lá, provavelmente só terá vagas de estacionamento na rua, certifique-se com a sua acomodação. Nestes estacionamentos aqui e aqui voce encontra algumas poucas vagas gratuitas. Este outro estacionamento aqui é conveniente pra quem está hospedado fora de Ostuni, pois é de fácil acesso e fica bem perto do centro histórico, mas é a pagamento.
🤩 Super dicas:
Onde encontrar o mehor panzerotti: Asso di Spade Panzerotti
Onde encontrar o melhor gelato:Pasticceria gelateria Mandorlata Super dica de sabores recomendados: cocco e mango ou mandorle e fichi.
Bar com vista panoramica: Bloom Apulian Restaurant Só tomei um drink, não posso comentar sobre a comida.
Bar para vegetarianos: Garbato Além de servir ótimos coquetéis, O Garbato oferece um aperitivo caprichado com produtos vegetarianos e ingredientes típicos da região — muitas verdurinhas locais preparadas de uma maneira muito especial. Para completar, o garçom é filho de brasileiro e fala português. Fica coladinho na gelateria 👆🏼, então você já emenda a sobremesa ali do lado.
Para celiacos: Codice a barre – Bistrot Pizzeria
🌞 Quando visitar Ostuni e dicas de praias no entorno siga por aqui
Villanova di Ostuni
É o vilarejo litorâneo mais próximo da cidade de Ostuni. Villanova é um antigo vilarejo de pescadores com um porto charmoso e casinhas brancas típicas da região. O centrinho oferece uma gama de bares, restaurantes à beira-mar e ruas tranquilas para caminhar e curtir o visual mediterrâneo. Mesmo sem uma “praia clássica” de areia, Villanova tem acesso ao mar por meio de pedras e escadas, perfeito para quem gosta de nadar em águas claras e tranquilas. Além disso, Villanova é uma excelente opção para ser usado como base para se hospedar por alguns dias e explorar outras praias da redondeza, como Santa Sabina, Torre Pozzella, Lido Morelli, Gorgognolo, Spiaggia Quarto di Monte ou Costa Merlata, que ficam a poucos minutos de carro, e claro, os lindos vilarejos de Ostuni, Alberobello e Polignano a Mare.
Super dica: Aqui você vai encontrar uma padaria deliciosa com diversas opções de pizzas, pães, focaccia e arancini di riso com recheios variados.