Bobbio

Bobbio faz parte da lista dos vilarejos mais bonitos da Itália: site oficial. Conectado ao Val Trebbia por uma ponte pitoresca, conhecida como Ponte Gobbo ou Ponte del Diavolo (Ponte do Diabo). O nome incomum de “Gobbo” se deve ao fato dela não ser plana, mas totalmente irregular ao longo de seu vão de 11 arcos. Também é chamada de “Ponte do Diabo” porque, segundo a lenda, foi construída pelo próprio diabo para assustar os monges da Abadia de San Colombano, impedindo-os de atravessar o rio.

A Abadia de San Colombano fica na parte mais antiga do vilarejo. Fundado em 614, o complexo é aberto à visitação gratuita, permitindo que você conheça um dos centros monásticos mais importantes da Europa.

 

Quando visitar Bobbio?

Não existe uma estação ideal para visitar Bobbio: a vila é igualmente encantadora no verão, outono, inverno e primavera.

No verão, ela se transforma em um destino como se fosse à beira-mar. Você pode nadar na “praia” de Ponte Gobbo, que, com suas enseadas rasas, é perfeita para famílias com crianças. Outra praia muito popular é a Berlina Beach, localizada aqui. Além da água cristalina, a praia também conta com duas barracas móveis de bebidas, sorvetes e sanduíches.

No outono, no entanto, especialmente na segunda quinzena de outubro, é possível admirar uma paisagem colorida em tons de vermelho e laranja, devido à transformação da vegetação circundante em preparação para o frio.

Com a chegada do frio, a paisagem se transforma novamente. Visitar Bobbio no inverno também oferece a oportunidade de esquiar. Não muito longe do centro histórico fica a estação de esqui de Monte Penice, com 15 km de pistas abertas de dezembro a março.