Informações práticas
Segurança
A Mauritânia, em geral, é um país seguro para turistas, especialmente nas cidades menores. Recomendo um pouco de atenção com a sua bolsa/carteira na capital Nouakchott. Mulheres viajando sozinhas, recomendo que não andem a noite por ruas não movimentadas de Nouakchott e Nouadhibou. Na minha experiência, é muito improvável que tentem te enganar. Os mauritanos são pessoas dignas e respeitosas, e costumam te deixar em paz. Fique atento ao valor da moeda, como explicado logo abaixo. Apesar da aparente segurança, é absolutamente essencial evitar áreas próximas às fronteiras com o Mali por este estar passando por um período de instabilidade. Caso não tenha confiança de viajar sozinho, a opção de contratar um guia não é má. Soleyman da agencia de turismo Atar Tour é de confiança e fala inglês. Para explorar o deserto é absolutamente necessário um guia.
Super dica: se você der qualquer coisa, a qualquer criança na rua, irão brotar mais umas cem de todos os lados, então esteja preparado.
Moeda
A moeda oficial da Mauritânia é a ouguiya, identificada pelo código MRU. Atualmente, 1 euro equivale a aproximadamente 45 MRU. Recentemente, a Mauritânia implementou uma reforma monetária que removeu um zero da moeda antiga. Ou seja, 10 MRO passaram a valer 1 MRU. Essa medida visou simplificar as transações e combater a inflação. Por isso não se surpreenda ao ver notas novinhas em folha.
Super dica: Muitos comerciantes ainda não se adaptaram à nova moeda, portanto, caso o valor de algum produto te parece absurdo, é muito provável que seja a moeda antiga. Nesse caso, basta eliminar um zero e voce terá o preço correto.
Visto
Todos os estrangeiros precisam de visto para entrar na Mauritânia, e não é mais possível obtê-lo na chegada ao aeroporto de Nouakchott ou nas fronteiras terrestres. É preciso iniciar o processo online, através do site oficial.
No momento em que escrevo este artigo (04/25) a concessão de vistos está uma bagunça. Recomendo que você marque a data de chegada com vários dias de antecedência, mesmo que a sua aplicação seja feita com antecedência. Lembre-se de confirmar que seu passaporte esteja válido (com pelo menos 6 meses de validade). O valor da taxa é 55 euros, (sujeito a alteração), a ser pago na chegada.
Super dica: Procure ter o valor exato pois é bem provável que não tenham troco pra te voltar. Só aceitam pagamento em euros.
Transporte
Há vans de diferentes empresas cobrindo a maioria das rotas. Possuem um horário estimado, mas só saem quando estão cheias, então esteja preparado para esperar.
Controle estradal
Feito pela polícia. É necessário apresentar uma cópia do seu passaporte. Às vezes basta apresentar o passaporte físico. Contudo, para não correr o risco de ter problemas, sugiro que leve por volta de 20 cópias. A foto a seguir é de um dos muitos postos de controle estradal.
Super dica: Não tire fotos de nada relacionado com polícia e militar. Eu levei esporro por ingenuamente ter tirado essa foto. Na verdade eu queria tirar foto da montanha e o posto aconteceu de estar na frente.. 😆
Vista-se com Modéstia
Em países muçulmanos, espera-se discrição e recato na forma de se vestir. Não é uma questão de ser certo ou errado mas de demonstrar respeito pela cultura local. Isso vale tanto para mulheres quanto para homens. Voce não vai ver homens usando bermudas ou camisetas. E muitos cobrem a cabeça com turbantes.
Use roupas que cubram os ombros, o peito e as pernas. Eu sempre me vestia com calça, camisa de manga comprida e cobria a cabeça com um véu. Use materias leves como algodão. Voce vai ver que não é nenhum problema, além de ser bem-visto pelos anfitriões, é uma ótima proteção contra o sol.
Evite comportamentos “ocidentais”
Mantenha um tom de voz baixo, não grite, não faça oba-oba. Demonstrações públicas de afeto não são bem-vistas, e o consumo de álcool é proibido —você nem mesmo encontrará bebidas alcoólicas à venda.
Mesquitas
A entrada de não-muçulmanos em mesquitas é proibido na Mauritânia. Não insista.